Programa Bandeira Azul classifica duas marinas, mas nenhuma praia do Litoral Norte


Em reunião realizada em Copenhagen (Dinamarca), o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul avaliou as indicações dos países do Hemisfério Sul para a temporada Bandeira Azul 2019/2020

Todos os 20 inscritos do Brasil para a Bandeira Azul foram aprovados. As cerimônias de hasteamento das bandeiras devem acontecer entre 01 de novembro e 15 de dezembro. O Bandeira Azul é um selo socioambiental amplamente reconhecido no mundo. E cujo objetivo principal é elevar o grau de conscientização da sociedade. Incentivando a busca por qualidade. Ele é aplicado a praias, marinas e também empresas operadoras de embarcações de turismo sustentável.


Foram reconhecidas como Bandeira Azul oito praias de Santa Catarina, duas do Rio de Janeiro, duas da Bahia, uma do Ceará e uma de São Paulo, a Praia do Tombo, no Guarujá. O Litoral Norte não teve nenhuma praia indicada e selecionada para concorrer ao selo.

Marinas e iates clubes
Entre a classificação de marinas e iates clubes, seis foram aprovadas, sendo duas de Ubatuba: Marinas Kauai e Voga Marina, ambas localizadas no Saco da Ribeira. A Kauai também recebeu a classificação no ano passado. Para ser certificada, a marina teve que cumprir uma série de critérios relacionados a seis áreas principais. Informação e educação ambiental. Gestão ambiental, segurança e serviços. Qualidade da água, responsabilidade social corporativa. E envolvimento social comunitário. A Kauai foi a primeira marina no Litoral Norte a conquistar a certificação.

Critérios de avaliação

Praias: Uma praia pode ser eleita para ter a Bandeira Azul se for oficialmente uma área de banho com pelo menos um ponto de coleta para análise de qualidade de água. O nome e as fronteiras da praia devem ser reconhecidos oficialmente.

Marinas: Uma marina pode ser eleita para ter a Bandeira Azul se for oficialmente uma área para barcos de passeio, à vela e/ou a motor, podendo estar localizada em águas costeiras/marinhas ou interiores. A marina pode ser parte de um complexo portuário desde que esteja claramente demarcada.

As praias aprovadas são:
Praia do Tombo, Guarujá – SP

Prainha, Rio de Janeiro – RJ

Praia da Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, Salvador – BA

Praia da Lagoa do Peri, Florianópolis – SC

Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC

Praia do Peró, Cabo Frio – RJ

Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC

Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC

Praia de Piçarras, Balneário Piçarras – SC

Praia de Guarajuba, Camaçari – BA

Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC

Praia de Mariscal, Bombinhas – SC

Praia da Malhada, Jijoca de Jericoacoara – CE

Praia da Saudade (Prainha), São Francisco do Sul – SC
As Marinas aprovadas são:

Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ

Marinas Nacionais, Guarujá – SP

Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (sede Centro), Florianópolis – SC

Marna Tedesco, Balneário Camboriú – SC

Marina Kauai, Ubatuba – SP

Voga Marine, Ubatuba – SP

Fonte: Sistema Costa Norte Comunicação- Via email

São Chico em Foco

Não é que sou fofoqueiro, mais é que não gosto de guardar segredos . E qdo a novidade é bafônica tem que passar pra frente o mais rápido possível. Não estou certo ?! hahaha

Postar um comentário

Faça seu comentário dentro do assunto tratado na postagem.

Postagem Anterior Próxima Postagem