"Aldeia de Todos os Cantos" volta em agosto no Sesc de Joinville



Em pouco mais de duas semanas, uma tradição forte da região de Joinville, mas nem sempre favorecida nestes tempos velozes e passageiros, ganhará voz e melodia. As culturas negra, indígena açoriana da baía da Babitonga serão o foco do Festival Aldeia de Todos os Cantos, de volta após três anos.


A quarta edição acontece nos dias 11 e 12 de agosto, no Sesc, com o subtítulo “cultura popular” dando ênfase a essa busca pelas raízes da Babitonga.
Toda a ancestralidade dessas manifestações serão traduzidas na feira de artesanato, jogos, oficinas de musica e dança, roda de conversa com os guaranis e representantes da comunidade negra e, claro, nas apresentações noturnas.
Grupos tradicionais e outros contemporâneos, mas influenciados por essa cultura, confirmaram presença. Representantes de São Francisco do Sul (coral indígena), Joinville (afoxé e maracatu), Araquari (terno de reis e Dança São Gonçalo) e Balneário Barra do Sul (coral da Fundação Cultural e boi de mamão).
De Itajaí virá o Sarau Afro-açoriano, que atualiza as manifestações populares em canções autorais e releituras do cancioneiro tradicional. O grupo ganhou como melhor disco (“Fui Tarrafear”) no Prêmio da Música Catarinense 2017.
Por falar em Itajaí, vem da Univali, do curso de bacharelado em música, o professor, pesquisador e instrumentista Rodrigo Paiva. Doutor em música pela Unicamp e autor do livro "Percussão Catarina" (2016), ele ministra uma oficina de práticas percussivas e ritmos catarinenses durante o festival.
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail sandra.8570@sesc-sc.com.br.
Toda a programação será gratuita. A produção cultural é da Crioula Brasil Produções - da  produtora, compositora e cantora joinvilense Ana Paula da Silva (foto) - em parceria com o Projeto Babitonga Ativa, da Univille.
Fonte original: OCP News

São Chico em Foco

Não é que sou fofoqueiro, mais é que não gosto de guardar segredos . E qdo a novidade é bafônica tem que passar pra frente o mais rápido possível. Não estou certo ?! hahaha

Postar um comentário

Faça seu comentário dentro do assunto tratado na postagem.

Postagem Anterior Próxima Postagem