Santa Catarina poderá ter sete cidades entre os destinos de navios de cruzeiro no Brasil

O navio MSC Fantasia, que chega a Porto Belo no dia 21 de novembro, abre a temporada de cruzeiros deste ano em Santa Catarina. Com três cidades no roteiro dos grandes transatlânticos – Balneário Camboriú, Porto Belo e Itajaí – o Estado já é o segundo no país em número de destinos, atrás apenas do Rio de Janeiro. Mas outras quatro cidades catarinenses devem entrar nessa lista.  


Florianópolis, Imbituba, São Francisco do Sul e Penha são potenciais destinos em fase de ativação. Um processo que pode ser longo, dependendo das condições de navegação e de receptivo. A Capital, por exemplo, chegou a ter uma manobra-teste no verão passado. Mas o ponto de fundeio – onde para o navio – foi considerado distante e inviável para o vaivém dos passageiros. Pelo menos por enquanto.

Penha passará por um teste semelhante nesta temporada. A expectativa é que a cidade receba uma manobra em janeiro, depois de concluída a reforma no píer que receberá os turistas, na Praia da Armação.

O interesse dos municípios em integrar a rota dos grandes navios está nos números: o mercado de cruzeiros injetou na economia brasileira, no último verão, o equivalente a R$ 2 bilhões. A estimativa é que cada turista deixe uma movimentação de R$ 581 em cada cidade que recebe o navio. Com 53 escalas previstas, Santa Catarina deverá ter uma movimentação econômica de R$ 87 milhões.

A receptividade é um dos fatores que tornam o Estado a bola da vez nesse mercado. Mas não o único. Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia/Abremar), diz que há uma busca constante por novos destinos no Brasil, para manter o interesse dos turistas. E SC é um dos principais alvos.

Posição estratégica
A Clia/Abremar tem tratativas com 10 cidades candidatas a se tornarem destinos de cruzeiros no Brasil. Some-se à necessidade de novas escalas a disposição da iniciativa privada em investir em infraestrutura no Estado – como no Atracadouro Barra Sul, em Balneário Camboriú, que é particular – e a posição estratégica de SC, a caminho do extremo Sul do planeta. É o que torna o Estado alvo de interesse das companhias que operam os cruzeiros.


Sobe e desce

O mercado de cruzeiros no Brasil tem se beneficiado do dólar em alta, que estimula o turismo nacional. A retomada vem após o setor ter sofrido uma importante queda, a partir de 2011. Um ano antes, a costa brasileira havia recebido 20 navios – um recorde. Mas processos menos burocráticos, melhor infraestrutura e uma operação mais barata fizeram com que as companhias apostassem em mercados como o Caribe, a África e a Ásia. 

A queda foi gradativa até 2016, quando estacionou com sete navios navegando o Litoral brasileiro. Desde então, o número se manteve. Mas a chegada de transatlânticos maiores fez aumentar o número de passageiros em cada embarcação. No ano passado, 462 mil brasileiros fizeram rotas nacionais de cruzeiros.



Infraestrutura
Itajaí estava fora do mercado por limitações de infraestrutura. Os navios ficaram maiores, e demandam mais espaço. Conseguiu viabilizar a volta com a atracação dos transatlânticos no porto comercial. São Francisco do Sul tem o mesmo problema. O porto acabou de concluir uma batimetria, para determinar o calado no ponto de fundeio. 

A informação ajudará a definir estratégias, como a possibilidade de uma dragagem para permitir navios maiores. Enquanto isso, a cidade aposta em embarcações menores, que fazem cruzeiros de alto luxo. Receberá um pequeno navio em janeiro.

Concorrência
Florianópolis é o destino-desejo das companhias de cruzeiros. Mas o projeto ainda depende de investidor privado, que abrace a causa. A Marina Blue Fox, que vinha em tratativas com a Secretaria Municipal de Turismo para a instalação de um receptivo para os navios, recuou e o projeto voltou à estaca zero. 

A prefeitura avalia, agora, a possibilidade de aumentar a profundidade e permitir que o navio chegue mais perto da costa. A principal concorrência para o receptivo dos cruzeiros, na Capital, ainda é o mercado imobiliário.

Mais um
O retorno de Itajaí ao mercado de cruzeiros será com o navio MSC Sinfonia, que fará paradas no Uruguai e na Argentina. No ano que vem, entra em operação mais um navio, o Costa Luminosa, operado pela Costa Cruzeiros.

Preferida
Com 26 escalas previstas este ano, Balneário Camboriú está entre as escalas preferidas dos turistas que viajam de navio. O índice de desembarque de tripulantes e passageiros é de em média 55%, um dos melhores do país.
Fonte: NSC Total

São Chico em Foco

Não é que sou fofoqueiro, mais é que não gosto de guardar segredos . E qdo a novidade é bafônica tem que passar pra frente o mais rápido possível. Não estou certo ?! hahaha

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