De mapa em mapa: fases marcam desenho de Santa Catarina



Ao longo dos anos, Estado sofreu inúmeras alterações na sua composição político-administrativa.
Referência em cartografia no país, Santa Catarina tem o pioneirismo de ter editado o primeiro atlas. De lá para cá, o Estado sofreu inúmeras alterações na sua composição político-administrativa, até chegar aos 295 municípios existentes atualmente. Confira algumas das fases que marcam os diferentes desenhos do Estado.

Santa Catarina tem 95.737,895 km², ocupa 1,12% da área territorial brasileira e 16,60% da área total da Região Sul. Faz divisa com o estado do Paraná (norte) e Rio Grande do Sul (sul). O leste é banhado pelo Oceano Atlântico, e o Oeste com a Argentina, limitada pelas águas do Rio Peperi-Guaçu.

Os índios já viviam aqui quando em 1504 chegaram os primeiros europeus na expedição francesa de Binot Paulmier de Gonneville, na Baía da Babitonga. Era a semente do primeiro município catarinense e a terceira cidade do país, São Francisco do Sul. Mais de 200 anos depois, em 1714, ocorre a primeira separação administrativa, dividindo “pela enseada das Garoupas os Termos das duas vilas: São Francisco, que se limitava com a de Paranaguá pela baía de Guaratuba; e Laguna, nela incluída a Ilha de Santa Catarina, “cujos confins atingiam o pampa sulino.” O terceiro município é Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, desmembrado de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, e criado por Carta Régia em 1726.


Vem a Realeza
A vinda da família real portuguesa ao Brasil, em 1808, provocou significativas mudanças institucionais e administrativas já que o território deixa de ser Colônia para ser sede do Império. Em 1820, D. João VI determina que a vila de Lages, dentre outros motivos, por se achar muito distante de São Paulo, ficasse subordinada à jurisdição de Santa Catarina, configurando-se, assim, o quarto município.


Grandes cidades
Entre os anos de 1835 e 1840 continuou o movimento colonizador e o impulso na agricultura. Nesse período é criado o município de São Sebastião do Tijucas (Tijucas), desmembrado de São Miguel (Biguaçu) e Porto Belo. Mas só na República ocorreria a mudança do seu nome para Tijucas. No mesmo ano de 1859 e pela mesma Lei Provincial nº 464, de 04/04/1859, é criado o município de Itajahy (Itajaí), por desmembramento de Porto Belo e São Francisco.
No ano de 1866, a Colônia Dona Francisca (fundada em 1851) é desmembrada de São Francisco e elevada a município com a denominação de Joinville. A hoje maior cidade do Estado foi instalada em 1869. O município de Curitibanos foi desmembrado de Lages e instalado em 07/05/1873. Primeiro município a desmembrar-se no planalto, Curitibanos teve origem num povoado de pouso de tropeiros no caminho de Lages para Sorocaba.

Contestado


A partir do Acordo de Limites (1916), Santa Catarina conseguiu reorganizar a sua divisão político-administrativa, incorporando a área do Contestado e promovendo a criação de novos municípios em 1917: Cruzeiro desmembrada da paranaense Palmas (atual Joaçaba ); Mafra, de Rio Negro; Porto União, de União da Vitória; Chapecó, de Palmas. No ano de 1918 foi criado Itaiópolis, desmembrado de Mafra.



Mais atual
No ano de 1995 foram criados 26 novos municípios. Os 33 criados em 1993, 1994 e 1995 foram instalados em janeiro de 1997, num total de 293 municípios catarinenses. Em 2003 nascem os dois últimos: Balneário Rincão, desmembrado de Içara; e Pescaria Brava, que deixa de pertencer a Laguna.
Fonte:NSC

São Chico em Foco

Não é que sou fofoqueiro, mais é que não gosto de guardar segredos . E qdo a novidade é bafônica tem que passar pra frente o mais rápido possível. Não estou certo ?! hahaha

Postar um comentário

Faça seu comentário dentro do assunto tratado na postagem.

Postagem Anterior Próxima Postagem