LENDAS DA ILHA APRESENTADAS EM CONGRESSO EM PORTUGAL

 Fonte:Gazeta News/Data: [02/08/2010]


São Francisco do Sul esteve representado, pela Professora Andrea de Oliveira, responsável pelo Projeto Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura, no Congresso Internacional - As Ilhas do Mundo e o Mundo das ilhas, que aconteceu entre os dias 26 e 30 de julho, na cidade de Funchal – Ilha da Madeira, em Portugal.
O congresso foi organizado pelo Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA). O centro foi criado em 1985 pelo Governo Regional da Madeira, para promover a investigação histórica sobre as ilhas e articular a integração entre pesquisadores na área do patrimônio cultural nos espaços insulares.

No evento foram apresentados apenas três trabalhos brasileiros referentes a espaços insulares do Brasil. Um sobre a Ilha Grande (RJ), outro sobre a Ilha de Fernando de Noronha (PE) e também foi apresentado a Ilha de São Francisco do Sul. Para falar sobre a cidade, a Professora e Mestre Andréa de Oliveira explanou as relações entre as lendas que rezam em São Francisco do Sul e a Ilha da Madeira.
“Entre estas duas lhas (Madeira e SFS) existem muitas lendas relacionadas devido à colonização portuguesa, seja ela açoriana e madeirense”, explicou Andrea. Uma lenda co-relata, comenta, é a da bruxa que foi pega por uma vassoura. “Aqui a lenda é armadilha para pegar bruxa”, lembrou.

O trabalho apresentando pela Professora tem o tema “Duas Ilhas em um mesmo oceano: mitos, símbolos e identidades nas ilhas de São Francisco do Sul e da Madeira”. O tema é tese de mestrado de Andrea, que após o evento anunciou as propostas de aplicação do conteúdo na cidade.
“Primeiramente vamos fazer uma apresentação pública à comunidade sobre a pesquisa apresentada no congresso e seus aspectos positivos para nosso município. Após isso iremos realizar encontros com professores de História para motivação sobre a exploração do tema – História local e conhecimento dos espaços de memória, elaboração de material didático sobre o acervo do Museu Histórico de São Francisco do Sul e fortalecimento e vínculo entre a comunidade e o espaço de memória (Museu Histórico através do grupo Amigos da Memória)”, enumerou Andrea de Oliveira.

Durante os dias do evento, muitas conferências e apresentações de pesquisadores provenientes de ilhas do Oceano Atlântico, Pacífico e Mar Mediterrâneo.
A Professora Andrea agradece o Prefeito Luiz Roberto de Oliveira pelo apoio na participação do evento e enaltece que foi uma ótima oportunidade para apresentar São Francisco do Sul como espaço insular, possuidora de uma história significativa no cenário brasileiro e mundial, com grande potencial turístico a ser explorado. “Nossa apresentação foi muito bem recebida e elogiada. Os pesquisadores e historiadores presentes ficaram motivados em conhecer a ilha. Até cogitou-se a idéia de realizar um congresso internacional como este aqui”, argumentou Andrea.

A Professora finalizou salientando que “além de ser uma oportunidade para estabelecer contatos com os centros de pesquisa internacionais e conhecer um pouco mais da maneira como o patrimônio edificado e imaterial é percebido e conservado em outras ilhas e países”.

São Chico em Foco

Não é que sou fofoqueiro, mais é que não gosto de guardar segredos . E qdo a novidade é bafônica tem que passar pra frente o mais rápido possível. Não estou certo ?! hahaha

Postar um comentário

Faça seu comentário dentro do assunto tratado na postagem.

Postagem Anterior Próxima Postagem